Syndrome OTServer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

4 participantes

Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty [Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

Mensagem  Makous Sex Nov 06, 2009 1:49 pm

MANUAL ADMINISTRAR E COMANDAR
PARA ADMINs E GMs (espero estar certo em postar isso)
scratch



***Por partes, assim, nos entendemos melhor***

OS PLAYERS QUE SE VIREM!!!!
Não ajude os players. Eles que se virem. Perderam loot? Cata uma SD logo e larga na pata antes que o corpo apodreça. Caso você fizesse isso para alguém, os outros vão querer também. Se não ajudar, lá vem "GM é power abuser, pedófilo, só ajuda os amigo, não entrem". Portanto, não ajude nesse quesito NINGUÉM.


Não revele quests (spoil), segredos do OT, e não ajude se o player morrer, e não teleporte ningúem(ex: o player fico travado no mapa, vá ate ele, e retire ele de la(movendo alguns squares próximo a ele) se realmente estiver preso e tente saber como ele ficou preso e arrume este problema o mais rápido possível!).


SEM ITENS NEM MONEY!!!!
Quando eu entro em um server e vejo o GM puxando para me dar money, logo sei que isso não vai pra frente. Nunca de itens para ninguém, nem para sua mãe (com todo respeito) se ela jogar. Os players devem conseguir por conta própria. Se você ajudar alguém, vai vim alguém dizendo: "oia o cara dando item, ele deu e-plate, golden legs e DSM pro cara". Como você vai provar que não fez nada? fora que que não é nada ético. Não ajude.
A mesma regra vale para não dar itens para tutores/e seu próprio char (igualdade!).


NÃO TENHA CASAS PARA USO PESSOAL!!!
se precisar tomar alguma casa, não a use para fins pessoais e não utilize uma casa para seu GM, mesmo que comprada, a procura por casas é grande e para os GMs costuma existir um Staff Department com seu quarto


SEM MISTURAR PLAYER/CHAR GM!!!!
Uma das piores coisas que tem. Dois exemplos de um legítimo GM Power Abuser.
*Um cara feliz caçando seus ratin feliz da vida e chega o GM, com seu char normal: "sai daki". Bom, ele é mais fraco, então...EXEVO GRAN MAS VIS. Pum, char do GM deita em um hit. 1 minuto depois, chega o GM Newba e diz pro cara: "me mato, ban, xau".
Injusto não é?
*O GM cria o char, e, antes de abrir o OT, poe uma xp 865161187 e se enxe de item criados pelo char GM. Dai abre, e fica se exibindo(dica: tenha o GM lvl 2, com xp negativa se possível para matar monstros e não upar, e ML baixo para nao matar players sem querer).
Não façam isso, se querem ter um server e um char nele, upem como todo mundo, e como o char normal nao tivece relação nenhuma com o GM (NENHUMA(nem casa, nem gp, nem nada), os amigos deste player não podem nem saber que você é GM, e nunca revele! se não todo mundo vai achar que você é desleal e se auto privilegia, mesmo não fazendo isso.)


NÃO FIQUE SE EXIBINDO!!!!
Não entra com o char GM e fique: "peguei level 200k, sou phoda." ou "eu sou phoda, eu tenho vip set". Fique na sua. Char GM é para administrar e ajudar os players, não para bobagens(Outro exemplo típico em primeiros dias de GM de um indivíduo desvirtuado: Sou gm, tenho o poder, vou arrasar...).


AJUDE OS PLAYERS!!!!
Obervação: Ajude se ele precisar de ajuda, não de itens(não sumone monstros) ou de uma transa. Se ele não sabe onde caçar, explique. Se ele tem dúvidas sobre como funciona o server, explique todos as configurações dele. Se ele tem alguma dúvida, ajude-o PACIENTEMENTE, para que ele se sinta bem e veja que o server tem bons GM's.


DIVULGUE!!!!
Divulgue o server. Mas divulgar não significa vir em um fórum e postar 10 tópicos para todo mundo ver. Ou postar no lugar errado pra deixar o pessoal irritado. Seria bom entrar no GM e mandar global "Divulguem o server, assim você ajuda ele a crescer e ficar melhor".



OUÇA SUGESTÕES!!!!
Isso também é importante. De vez em quando, entre com o GM e pergunte se alguém tem uma sugestão. Ouça todas e, caso for uma "arriação", ria e deixa essa pra lá. Não vá logo se teleportar pro cara e mandar uma UE no rabo dele. Se for uma boa sugestão, faça uma enquete e veja se vale a pena introduzir a nova coisa. Tudo com paciência...
Se você NÃO for o Hoster, avise ele das sugestões, anote em scrolls em uma sala de mensagens para ele.


SE ALGUÉM FALTAR COM RESPEITO OU FALAR ALGUMA BESTEIRA, inicialmente ria e deixe pra lá, ou ensine-o em vez de chamar de noob, banir ou matar etc...


GM NÃO TEM SENTIMENTO
GM não tem sentimentos...pelo menos não com o CHAR GM. Não sinta pena de um noob que morreu depois de lutar anos para conseguir a e-plate (sendo que o server só está aberto a 1 dia), ou aquele que se acha infeliz. Também, não ame. Senão algum traveco vai fazer um char mulher e pedir um char GM, pra ele "amar" você. Se cuide, ame apenas com seu char, não ponha o GM no meio da história.


DESCONFIE DE TUDO QUE O PLAYER FALAR:
e pense se você estivesse no lugar dele, teria condições de enganar o GM do modo que ele fala, sempre exija provas ou pessa ajuda a um superior em casos delicados (depois de passado a superior, tera que haver dependendo da ocasião, testemunhas, provas, tipo um julgamento mesmo e use a cabeça).


EVITE AO MÁXIMO MATAR PLAYER (mas sem eles saberem que você deve evitar)
Ao matar um player, ele pode ficar bravo e parar de jogar, e levar junto uns 3 amigos para fora do servidor, além de espalhar maus boatos e isso pode até causar revolução entres eles dependendo do seu espírito de liderança(e ao invés de levar 3, vai levar uns 20... 50... =O rly? yep!)...


NÃO USE PALAVRÕES/PALAVRAS DE BAIXO CALÃO
para falar com players, e sempre use as palavras "por favor" e "obrigado" (sem usar o "plz" e procure sempre que possível utilizar o português/inglês correto, isso mostra seu profissionalismo.) e se seu servidor tiver um número maior de players procure dependendo da msg, enviar msgs globais em português e inglês (ex: "evento especial no depot da cidade agora/special event in city depot now" além dos gringos entenderem a msg, também aumenta o profissionalismo, ja pensou os player pensando: "orra tem ate msg global em 2 linguas, esse server eh phoda ein!")


PEGUE DURO COM GM/TUTORES para supervisionarem sem falhas ou desvios e não hesite em dar boas broncas e reuniões para deixar tudo bem esclarecido, o server muitas vezes não é só o admin que faz, mas sua equipe de apoio também é importante e devem seguir os padrões deste manual para o sucesso do server.


SEM SPOIL, não fale sobre quests e como resolve-las ou como chega nela, NADA, não ajude se o player morrer e não teleporte ninguém, se você teleportar alguém um monte de gente vai querer e este que você teleportou vai pedir SEMPRE.


Isto tudo são dicas inicialmente para um trabalho mais prazeroso a você e ao sucesso do server, mas se elas não forem seguidas ira acarretar a perda do cargo caso você não esteja no comando(Admin ou God).


CUIDE DO SERVER!!!

e Boa sorte...


Tipos de "ataque"(punições) de GM a Player: (opcional)

* Ameaça: a ameaça depende como for feita e se o player acreditar nela, antes de ameaçar fala que ele estava errado e não vai fazer denovo se não....
* Humilhação(para todos com msg global): esta técnica é meio não ética, então evite usar muito, e o player com certeza ficaria muito bravo(risco de ações maléficas dele...).
* Hit: não é um hit de 30000, 20000 de dano!, é um hit de dano baixo: 100, 200 somente para alertar(junto com a explicação) por isso é importante o GM/tutor não ter lvl nem skills.
* Hit com fogo (soulfire): isso deixa os player desesperados, mas se eles não souberem o que é o soulfire explique e fala que isso não vai mata-los, e foi um alerta pelo que fizeram/fazem de errado.
* Kick: isso é um alerta extremo, use depois do player estar consciente do que ele estar fazendo é errado e insistir no erro.
* Prisão: se houver no server, é uma técnica boa, estipule um tempo para ele ficar preso e volte lá, não vai esquecer ele la, se nao ele abandona o server.
* Morte: evite isso ao máximo, é um bom exemplo para outros players, mas é perigoso, a maioria que morre para o gm abandona o server, faça uma coisa formal para servir de exemplo: (ex: msg global: "sentença de morte ao fulano de tal que quebrou a regra tal, sentença em frente ao depot em 5 minutos")
* Ban de IP: muitas vezes o player é leigo e não sabe como desbanir o ip, explique isso antes de bani-lo, é uma punição forte também.

* Ban de Char (eterno, só sai quando o hoster tira): eterno para tal char, não utilize sem permissão superior e o caso for muito grave(o sistema de ban varia conforme o server).
* Deletar acc: punição máxima, para casos extremos e passe o caso para o admin resolver e tomar a decisão

(efetive as 2 ultimas opções somente com permissão do admin)


CUIDE DO SERVER!!!

e Boa sorte!
Créditos:
80% EU
20% OTservers em que eu era GM

Obrigado, Makous

OBS: Arrow By Psiu: Não gostei ;D e eu sei que ja tem maninho Smile Very Happy


Última edição por Makous em Sex Nov 06, 2009 6:54 pm, editado 1 vez(es)

Makous

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty Re: [Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

Mensagem  Admin Psiu Sex Nov 06, 2009 6:20 pm

Gostei, é bom para os GM's inexperientes né Mini e Toseto?
Vou destacar e te dar Top, obrigado pela participação

Admin Psiu
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 27
Localização : Passo Fundo

https://syndromeot.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty Re: [Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

Mensagem  Makous Sex Nov 06, 2009 6:42 pm

De nada...
sábia que ia ser útil pois vários otservers o GMs ''estrapolam'' isso
No more~
Makous~

Makous

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty [Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

Mensagem  Pally du Infernu Sex Nov 06, 2009 8:39 pm

Muito bom

Obs:divulgar ots em global pode dar ban dependendo do jeito da divulgação......

Ja fiu tutor e sei disso.

Pally du Infernu

Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/10/2009
Idade : 28
Localização : Na frente do dp matando geral de de red skull so eu mesmo

Ir para o topo Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty muito bom

Mensagem  Admin Nunca Sáb Nov 07, 2009 12:11 pm

gostei. vamus fazer o maximo para melhorar ^^

Admin Nunca
Admin

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty Re: [Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

Mensagem  Makous Sáb Nov 07, 2009 5:24 pm

Vou colocar para ajudar os GMs de novo com TODOS os comandos existentes, se esquecer algum me avisem (fazendo tópico)
No more~
Makous~

Makous

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM! Empty Re: [Ótimo] [Para ADMs/GMs/CMs]Como ser um bom GM!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos